PRODUZINDO UMA PROPAGANDA:
ADOLESCÊNCIA E CONSUMO
por se tratar de um trabalho feito em grupo.
O que as propagandas nos dizem? Que discursos estão
implícitos por trás de cada uma delas? Que mensagens tais propagandas
veiculadas nos meios de comunicação estão querendo passar? São muitas questões
que envolvem esses modos de endereçamento, são muitas mensagens, muitos
discursos que, para nós, às vezes passa despercebido. Para nós que estamos estudando
Mídias na Educação fica mais fácil, até por analisarmos tais propagandas com
certa criticidade, mas mesmo assim sempre nos foge algo no momento de analisar tal
artefato (propaganda). Fizemos um
trabalho onde a proposta era escolher uma propaganda voltada para o público
adolescente com o objetivo de analisar, de forma critica, as estratégias
empregadas no anuncio escolhido pelo grupo. Escolhemos, para tal analise, um
comercial do biscoito recheado mini traquinas, (link abaixo). No vídeo de aproximadamente
30 segundos, vemos uma mãe que imita a filha no modo de falar, descrevendo todas
as vantagens de consumir mini traquinas no lanche da escola. No momento em que
a mãe formula a ideia de que comendo traquinas el@s ficarão lind@s maravilhos@s
e super- poderos@s, isso dá às crianças e adolescentes a certeza de que devem
consumir esse tipo de alimento. Por isso decidimos por essa propaganda, por
entendermos que esse tipo de informação midiática instiga os jovens a se ingerir esse tipo de alimento, abrindo mão, muitas vezes, de uma dieta saudável e
equilibrada. Podemos perceber neste
anuncio o grande poder de sedução que ele causa nos jovens, e a entedemos como
uma pedagogia cultural, onde entra em nossas casas com uma sutileza, com um pretexto de fazer alguém mais “feliz”, mais “linda”, mais “poderosa”. Estes
artefatos midiáticos estão em toda parte do nosso dia-dia; na TV, nas revistas,
nas escolas; enfim, esses modos de sedução vem para nos fazer acreditar, nos
fazer querer ser o outro, parecer ser o outro. Como podemos observar no quadro
abaixo, mini trakinas tem em seu quadro nutricional:
Item
|
Quantidade por porção
|
VD*
|
Informação Nutricional Porção de 25g (8
biscoitos)
|
||
Valor energético
|
121kcal
|
6
|
Carboidratos
|
16g
|
5
|
Açúcares
|
7,2g
|
**
|
Proteínas
|
1,7g
|
2
|
Gorduras totais
|
5,3g
|
10
|
Gorduras saturadas
|
1,6g
|
7
|
Gorduras monoinsaturadas
|
2,6g
|
**
|
Gorduras poliinsaturadas
|
0,9g
|
|
Gorduras trans
|
0g
|
**
|
Colesterol
|
0mg
|
0
|
Fibra alimentar
|
1g
|
4
|
Sódio
|
58mg
|
2
|
Vitamina A
|
50µg RE
|
8
|
Vitamina B12
|
0,20µg
|
8
|
Vitamina B9
|
20µg
|
8
|
Ferro
|
1,1mg
|
|
Zinco
|
0,58mg
|
8
|
(*) Valores Diários de Referência com base em uma
dieta de 2.000 calorias ou 8.400 Kj.
(** )Valor Não Estabelecido |
||
Segue a baixo a propaganda¹ e a contra-propaganda² que fizemos a partir do anúncio escolhido:
Graciano, Fran e Nathy...
ResponderExcluirParabéns pela produção do vídeo! Ele sinaliza a criatividade, o interesse e a disposição em aprender com as mídias que vocês demonstraram ao longo de toda a disciplina! Um grande e afetuoso abraço! Joice
Não precisa agradecer Joice, apenas fizemos aquilo que nos competia.
Excluir