quarta-feira, 2 de maio de 2012

ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DOCUMENTÁRIO: 
CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO

Ao assistir o documentário “Criança, a alma do negócio”, pude refletir como a mídia há muito tempo já percebeu o papel economicamente ativo das crianças. A forma como as propagandas são abordadas nos programas voltados para o publico infantil é revela o potencial de absorção do consumismo que esta infância tem. Usando das mais diversas técnicas e artimanhas – sejam elas éticas ou não – o certo é que, este mercado cresce cada vez mais e com isso mais investimentos são feitos, na mesma proporção que se consome.
Em todos os meios midiáticos aos quais as crianças estão expostas – internet, TV, jornais, revistas, etc. – estes espaços são patrocinados por empresas que há muito tempo perceberam o potencial consumidor que as crianças possuem e investiram pesado, para com isso obterem mais lucros. Mas o que mais nos preocupa com esse consumismo exagerado, é a forma como ele é feito, como ele é gerado. Sabe-se que, para se construir qualquer material, muito recurso natural é utilizado. O crescente consumo também gerará, na ponta do processo, muito lixo. Esses fatores aliados (destruição da natureza para produção e lixo gerado com o descarte do produto), é preocupante
Nós educadores, sabendo do potencial que as mídias tem, podemos e devemos investir na educação por esse viés. Abordando trabalhos que tem como objetivos cuidar e preservar a natureza, por exemplo. Ao abordarmos esses temas, estamos fazendo com que eles também percebam e reconheçam que, apesar de continuarem consumindo, podem assim o fazer de forma mais consciente.
Como sabemos, a educação não se dá somente na escola, se dá em todos os lugares e a todos os momentos. Porém, sendo a escola o espaço institucionalizado de ensino, cabe a ela abordar esses temas que são, muitas vezes, deixados de lado como se não fizessem parte da educação das crianças.

Clicando aqui, verás um vídeo produzindo pelo Instituto Alana que aborda questões dessa temática, e clicando aqui visualizarás um texto que é de autoria de Lais Fontenelle Pereira, mestre em psicologia clínica pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e também psicóloga do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana.

2 comentários:

  1. Graciano, percebo que o documentário te levou a pensar sobre as questões abordadas no contexto da disciplina, sobretudo quanto a participação das crianças nas atuais sociedades de consumo. As mídias têm um papel decisivo nesse processo de incitação ao consumo e, como destacas, ensinam, constituem identidades e subjetividades. Sendo assim, a educação não se restringe aos espaços institucionalizados, tais como a escola, e precisamos estar atentos a isso!!! Apreciei muito a organização do teu blog, as reflexões compartilhadas expressam o envolvimento e a seriedade com que tens problematizado as questões que versam sobre o uso das mídias na escola e seus efeitos na construção das infâncias. Um grande abraço. Profa. Joice

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    1. Primeiramente obrigado pelos elogios. É sempre bom receber esse tipo de carinho. Mas quero deixar resgistrado aqui também a tua competência e a tua disposição em nos mostrar assuntos tão relevantes para a minha reflexão profissional e pessoal também. Obrigado Joice!!!

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